Indiscutivelmente sua capacidade técnica como
profissional da beleza é o que mais conta. Mas para se alcançar o
sucesso é preciso também investir na habilidade comportamental.
Isso se aplica tanto para profissionais
liberais na área da beleza como: cabeleireiros, esteticistas, maquiadores assim
como fornecedores de produtos, representantes e vendedores de cosméticos.
1 – Respeite a privacidade alheia
Passamos mais tempo do dia no
trabalho do que com familiares e amigos. Mas isso não dá o direito de invadir a
privacidade de colegas de trabalho e clientes frequentes.
Espere a iniciativa
do outro de contar algo pessoal, não force nenhuma situação e evite fazer
perguntas invasivas. Uma pessoa que invada a privacidade de outra no ambiente
de trabalho vai ser vista como indelicada e inconveniente.
2 – Cuidado com as brincadeiras
Ninguém quer trabalhar em um
ambiente de atmosfera pesada, mas há um limite para o uso do humor durante o
expediente. Piadas vulgares e palavrões podem fazer com que pessoas se sintam
ofendidas.
Lembre-se que o ambiente de trabalho é um lugar em que pessoas de
diferentes formações culturais e crenças convivem. O local de trabalho deve ser
alegre e descontraído, mas não se pode perder o limite.
3 – Respeite os colegas
Aqui vale a velha regra:
tratar o outro como gostaria de ser tratado. E isso vale para todos os níveis
de interação: vertical para cima (relação com chefes), horizontal (relação com
pares) e vertical para baixo (com seus subordinados).
Lembre-se também de
olhar nos olhos de uma pessoa enquanto ela fala com você, em vez de continuar
mexendo no celular. Isso também é sinal de respeito.
4 – Prometeu? Cumpra
Ninguém é obrigado a prometer
algo acima de seus limites, mas ao fazer, cumpra. Para isso, procure sempre
avaliar bem prazos que são possíveis para a realização de suas tarefas.
É
preferível dizer que não consegue do que prometer e não honrar o compromisso.
Isso vale para horários também. Pontualidade é fundamental.
5 –Cuidado com o tom de voz
Quem nunca teve um colega cuja
voz ecoava em todo o ambiente de trabalho? Espaços de cuidados com a beleza em
geral são ambientes abertos, separados por divisórias ou baias.
Por isso o equilíbrio
no tom de voz é importante para não incomodar as pessoas. Lembre-se de que
a regra é o equilíbrio. Falar baixo demais também não é uma boa ideia.
6 – Respeite a hierarquia
Mesmo que os donos da empresa
sejam acessíveis e mantenham as portas abertaspara uma eventual conversa,
mantenha a noção de hierarquia. Não passe por cima de seu chefe direto e vá
falar com o chefe dele, isso pode criar problemas para você.
7 – Cative os clientes, cative as pessoas
Em nossa área temos contatos 100% direto com clientes e parceiros, por trabalharmos com algo voltado para "auto-estima das pessoas", ser simpático e agradável é fundamental.
Uma dica do nosso blog para quem deseja ser um excelente profissional e aumentar expressivamente a clientela é o Livro - Guia do Profissional de Beleza, composto por 75 páginas que ensinam técnicas surpreendentes e por menos de R$15 reais.
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Oleh
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